fernanda (alequinhos) wrote,
fernanda
alequinhos

in a land of myth, and a time of magic

Acordei com vontade de falar de séries, então vou falar de Merlin porque o episódio de ontem foi muito foda – e pra ver se eu consigo convencer a Lorena que vale a pena voltar a assistir.

Qualquer eventual spoiler será previamente alertado (não se preocupem, eu sou discípula de River Song, risos).



A primeira temporada de Merlin começou promissora. As personagens eram relativamente interessantes, as interações eram engraçadinhas, tudo o que se pode esperar de um começo de uma série nova, que - supostamente - ainda nos mostrará evolução por parte das personagens, relacionamentos, etc. A trama começou interessante, também: um rei dominado pelo preconceito contra magia, tão cego pelos problemas que a Antiga Religião uma vez causara a Camelot que acaba sendo completamente intransigente em relação a isso; e do outro lado temos esse jovem feiticeiro que acabou de chegar ao reino e que se depara com a afirmação de que seu destino é proteger e auxiliar - com a ajuda de mágica, se for preciso - o filho do rei. Particularmente eu acho muito interessante esse tipo de situação, a hipocrisia que envolve a coisa toda, a polêmica, etc. E tudo começa muito bem.

Ainda no início nós somos apresentados à trama da primeira temporada, a feiticeira Nimueh. Os episódios vão correndo parecendo tudo certo, e você cansa um pouco porque eles são todos muito padrões, mas primeiras temporadas geralmente são assim, então você continua a assistir. O Arthur e o Merlin continuam interessantes, e a Morgana e a Gwen também, e você começa a construir o ódio contra o Uther. Mas nenhuma personagem realmente traz uma grande evolução, ainda - mas é só a primeira temporada, então você continua a assistir. Os relacionamentos são interessantes. Todo mundo concorda que Arthur e Morgana tem uma química incrível e que a Gwen se atrapalhando com o Merlin é uma gracinha, mas o que realmente toma conta da série é o bromance entre Arthur e Merlin.

E aqui eu vou precisar fazer um corte e comentar sobre um problema que atinge a temporada seguinte. Não chega a ser exatamente um spoiler, mas envolve um pedaço da segunda temporada e na minha opinião é a pior besteira que os roteiristas já fizeram, então você continua a ler se quiser. Vou colocar em letra branca, é só selecionar.


[spoilers, sweetie]
Praticamente todos os fãs de Merlin começaram a shippar Arthur/Morgana e Merlin/Gwen - porque sim, isso estava lá. Eles fizeram sim os casais. Não tenho a menor ideia do que passou na cabeça desses roteiristas ao jogar indicações de ambos esses casais que nunca viriam a acontecer. Eles jogaram uma ideia clara pra NUNCA DESENVOLVEREM. E na altura que todo mundo já gostava deles, em meados da segunda temporada, eles simplesmente mudaram de direção, sem fazer o menor sentido! Pra ser justa, o Merlin nunca realmente indicou que, por parte dele, havia algo no ar - mas era óbvio por parte da Gwen. De qualquer forma, o ~romace~ deles se dissipou de uma forma razoavelmente boa; Arthur/Morgana, por outro lado, simplesmente desapareceu como se nunca tivesse existido.



Continuando na primeira temporada, chegamos ao último episódio e você resolve desistir da vida. A trama da Nimueh, que já não era nada demais até então, termina pateticamente. Aquele tipo de fim de temporada que você olha, pisca e fala "É só isso? Eu também conseguia fazer isso!".

Resumindo: a primeira temporada de Merlin não é boa. Não é e não adianta eu dizer que é só porque eu amo a série. A trama é ruim, as personagens ainda não desenvolveram direito, os episódios não trazem nenhum tipo de novidade; os relacionamentos têm aquele probleminha que eu citei ali em cima. A série continua a ser engraçadinha e gostosinha, e algumas revelações sobre o Uther e o passado deixam a coisa interessante, mas em algum ponto os contras ultrapassaram os prós.



Essa temporada começa mais ou menos no mesmo pé em que a outra acabou. Exceto em relação aos relacionamentos.

Vou ter que jogar mais um spoiler alert aqui, falando de novo sobre o mesmo assunto lá de cima.


[spoiler alert, Lily chews really loudly]
De repente, o Arthur trata a Morgana totalmente como se fosse uma prima e começa a ver a Gwen com outros olhos. Ela também começa a olhá-lo diferente, o que eu não posso negar que faz sentido, porque ela acompanhou toda a pequena, mas existente evolução que ele teve na primeira temporada, e que continua a ter na segunda. A Morgana também não liga mais pra ele, como se todas aquelas provocações da primeira temporada nunca tivessem existido. E isso somado ao fiasco do fim da primeira temporada faz você querer largar de vez a série. Bom, eu larguei, pelo menos.



Ainda vemos alguns episódios padrões, mas a trama segue mais interessante do que antes. A coisa realmente começa a ficar intrigante a partir da metade, e é nesse ponto que você percebe que essa temporada é da Morgana. Não que o Merlin, o Arthur, a Gwen não evoluam, mas são as situações pelas quais a Morgana está passando que mais importam pra temporada. É a evolução dela, em especial, que está em foco aqui.

Num geral, a segunda temporada é boa. Não é fantástica, é só boa. O fim da temporada traz revelações importantes sobre o Uther e a mãe do Arthur, sobre o Merlin e sobre a Morgana, e um desenvolvimento bem agradável em relação ao Arthur.



Aqui as coisas começam a ficar boas - ótimas, aliás. Essa temporada toda é fantástica, na minha opinião. Sim, é claro que eventualmente nós vemos aqueles episódios cidadão-du-mau-quer-matar-o-Arthur-com-ajuda-de-magia, etc, mas num geral até esses trouxeram um abordagem diferente, ou foram importantes para a evolução de alguma personagem. A trama da temporada está ótima. Os relacionamentos estão seguindo muito bem. As personagens novas são um belo acréscimo. O episódio duplo que encerra a temporada é fan-tás-ti-co.

Essa temporada é do Arthur. O desenvolvimento da personagem é palpável, e, aliás, o do ator também. Nunca achei o Bradley ruim, mas aqui eu percebi como ele compensa algumas falhas de roteiro. Naqueles momentos em que nada parece crível e a atitude do Arthur é sempre "sounds legit", a interpretação do Bradley parece dar mais sentido à coisa. Porque de alguma forma, apesar de aceitar, ele soa intrigado. Mas voltando à personagem, eu lembro que eu pensei várias vezes durante a temporada que o Arthur iria logo virar rei. O amadurecimento dele foi tão notável que eu achei que iam encerrar a temporada com ele assumindo o trono.

Enfim.

A terceira temporada é muito boa. Mesmo. A trama, as personagens, os relacionamentos, as revelações, tudo, tudo está na medida.



Temos apenas quatro episódios até agora, então tudo o que eu tenho a dizer sobre essa temporada, por ora, é que está sendo feita com excelência. Nenhum dos episódios foi desnecessário e claramente feito pra preencher espaço, e nada tenho a reclamar sobre personagens e tramas, porque eu estou achando tudo genialmente construído. O episódio duplo de abertura foi um ótimo pontapé inicial, o terceiro episódio contou com um show de interpretações e o quarto foi muito bom, também. Não tenho muito o que falar aqui, porque eu ainda não sei onde vai dar a temporada, mas aparentemente está tudo indo muito, muito bem.


Então é isso. Sim, Merlin começou bambeando, mas acabou surpreendendo bem. Só não indico que comecem a assistir da segunda temporada porque os acontecimentos da primeira têm lá sua importância; então, ao invés disso, indico que aguentem a primeira porque depois vai valer a pena. Prometo!
Tags: merlin, playing tv critic
Subscribe

  • writing and all that jazz

    Naquele drama eterno do bloqueio criativo que só vai embora em semanas de provas ou quando o estágio não dá uma folga nem…

  • feliz dia do homem?

    Ontem eu descobri que existe o dia do homem. Minha primeira reação? Ah, os dias para celebrar quem nunca sofreu preconceitos.…

  • aquele da importação dos médicos

    Nas últimas semanas eu já discuti sobre esse assunto uma dúzia de vezes - o que foi ótimo, porque eu fui juntando uma…

  • Post a new comment

    Error

    Anonymous comments are disabled in this journal

    default userpic

    Your IP address will be recorded 

  • 4 comments